quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

2010 - dez mandamentos

Voltamos, também sou filho e mereço algum descanso, mas já deu. Começo o ano com algo que li nesses dias lendo sobre João Ubaldo Ribeiro, são os dez conselhos que seu pai, Manoel Ribeiro, dava ao filho:

1. Não seja irresponsável;
2. não seja colonizado;
3. não seja calado;
4. não seja ignorante;
5. não seja submisso;
6. não seja indiferente;
7. não seja amargo;
8. não seja intolerante;
9. não seja medroso;
10. não seja burro!

Não me importo em começar o ano plagiando, tudo é plágio, mas existe o plágio do bem, quando se copia uma boa idéia para o bem da humanidade, e o plágio do mal, quando a Record cria a Fazenda - copiando e conseguindo piorar o que parecia impossível de ser pior, o BBB da Globo. Aliás, cada vez mais estou convencido do que diz Bakhtin: o nosso discurso está sempre carregado de outros discursos. E, quanto mais eu leio, mais percebo que todas as minha sacadas brilhantes já foram pensadas por outros caras, esses realmente brilhantes, e elaboradas de forma muito mais interessante. Penso até em parar de escrever, sempre mais do mesmo, mas é mais do mesmo prá quem, né? Bom, Imensa massa de 5 seguidores, sigamos os conselhos do Seu Manoel neste ano, especialmente o último!

5 comentários:

  1. Impressão minha ou começou 2010 um pouco desmotivado? Vá tomar uma cerveja, ouvir "Encarando a vida" do Lenini e volte depois, mais leve. Fica a dica.
    E não pare de escrever. Somos poucos, mas somos muitos! ;)

    ResponderExcluir
  2. "ouça um bom conselho que te dou de graça": continue escrevendo. Eu não leio Bakhtin, por exemplo. Quando vc o cita se faz inédito pra mim. A resistência tem que continuar! "é inutil dormir que a dor não passa".

    ResponderExcluir
  3. Tamara, tomara que este ano seja 10! (rs)
    Carol, que bom você por aqui...

    Esse sentimento é um pouco reflexão, um pouco um draminha barato. Na verdade, para alegria ou desepero de vocês, pretendo continuar com o Blog sim, tem sido um espaço, um exercício bom para mim. Tô desanimado não, tô malvado... o mundo jaz continua.

    Obrigado pelas palavras de vocês e a dos outros ora citados, que também são vocês, ou vocês são eles? Não sei exatamente (rs)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui pra reforçar a ala dos seguidores . Confesso que estou viciada. É sempre bom antes de dormir ler o que passa na cabeça desse "louco consciente". Rosi

    ResponderExcluir
  5. Gente, é uma Odalisca? Estaria o mundo jaz indo além do meridiano de Greenwich? (rs)

    Ah! Quem disse que sou consciente? Isso ofende... beijo!

    ResponderExcluir