sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Propaganda da Vivo

Estava em frente ao aparelho das ilusões, mentiras e bundas, bundas essas que só existem lá, quando vejo uma propaganda linda: um pai está se separando da esposa, entrega um celular, da Vivo, para a filha, uma menininha muito fofa, e então passa a falar o tempo inteiro com ela. Na verdade, a relação entre os dois, agora distantes, torna-se muito mais próxima do que antes, graças ao celular. Ele espanta monstros, pergunta como e onde ela está, busca no balé, faz tudo que, certamente, nenhum pai faz considerando toda carga de trabalho, estudo, exigências sociais que o personagem do comercial tem, pois aparentemente é de classe média alta.

Longe de mim ser contrário a que as pessoas se separem, se casem, se amiguem, se amancebem, se namorem, se prendam, se livrem, cada um faz o que quer. Aliás, longe de mim defender a família, pois se ela é a célula-máter da sociedade e esta é este caos em que vivemos, muito provavelmente trata-se de uma célula cancerígena.

Agora o que quero dizer é que me impressiona, cada vez mais, a capacidade do Capital, dos donos do mundo, se apropriarem de tudo, de todas as situações para vender, lucrar, lucrar, lucrar, não importa o preço, sem qualquer pudor. E aí divagando um pouco mais, talvez seja interessante para eles que as pessoas realmente se separem, especialmente a classe social desse caso, pois isso gera a necessidade de comprar uma nova casa, uma nova tv, uma nova geladeira, beber mais, ouvir música sertaneja, dobrar o consumo, pois agora são duas famílias, ou pelo menos duas casas: $$$ pra eles. Daqui a pouco teremos Colchões Down, curta a sua deprê sem estragar a sua coluna e com deliciosos choquinhos massageadores! Teremos Colgate Drunker, para você que é alcoólatra e precisa disfarçar o hálito, contém ainda pequenas quantidades de insulina para evitar a tremedeira. Não vou continuar pra não ficar parecido com os produtos tabajara, apesar de achar que no caso do quadro dos Cassetas, que um dia foram engraçados, há apenas uma agudização do que de fato acontece o tempo inteiro, mas com aparente seriedade, eles realmente querem nos convencer de que um carrão, uma marca, um corpo sarado são a chave da realização e o sentido da vida. A minha paciência vai se esgotando e o tempo inteiro me pergunto: quanto dos nossos desejos, comportamentos, valores e tudo mais não são criados e impostos por eles, conforme o interesse deles? Talvez tudo... inclusive este blog e este texto. Um pouco de Engenheiros, explicando tudo isso.

3ª do Plural

Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Querem te matar a sede, eles querer te sedar
Eles querem te vender, eles querem te comprar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada
Eles querem te vender, eles querem te comprar
Querem te matar de rir, querem te fazer chorar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

5 comentários:

  1. Engraçado, já tinha visto a propaganda, mas não parei para analisá-la sob esse ponto de vista. Você tem toda razão. Ainda bem que eu sou TIM hahahaha Só pra descontrair. Então, Engenheiros é demais! Um beijo! Tá

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  2. A publicidade é promíscua. E leva nossa cabeça pra onde quer. Inventa vontades e necessidades e destrói os poucos valores que se tenta preservar. Um cara ensina pro filho que ele deve dirigir com prudência. Enquanto isso, nos comerciais, os motores potentes estão a todo vapor. E quem tem razão: o barrigudo no sofá que fica te dando lição de moral ou o galã comedor de mulher gostosa que pilota a máquina?

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  3. Passei toda a minha infância querendo viver como as famílias dos comerciais de margarina...e agora? Será que meu filho vai querer viver como a menininha da VIVO? Na verdade quando eu vi a propaganda considerei que eles estão querendo mostrar algo que é muito frequente hoje em dia, a separação dos pais. No futuro, a criança que chegar na escola dizendo que seus pais ainda estão juntos, os amiguinhos vão dizer: Nossa, vc tem uma família demodê.

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  4. Ah...que bom seria se todos pudessem enxergar assim...um óculos com visão além da imagem...3S...semioticamente três vezes...como v...obrigada por não ser mais um no mundo...

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  5. É tudo isso que vocês falaram. Estão, como sempre e o tempo inteiro, nos manipulando. Desconfiemos de tudo e de todos, inclusive de nós.

    Sempre grato por lerem e comentarem, não se limitem às reações, certo? Preciso do retorno de vocês.

    Ah, Rose, infelizmente, sou sim "apenas mais um no mundo"

    Abraços,

    Hasta la victoria siempre!

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